Curiosidades do jogo de Xadrez

Xadrez com Mestre Capivara.

ouvir ^

● O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

● Houve um período em que o xadrez tornou-se proibido, inclusive pela influência da própria igreja católica, a Ortodoxa e Judaica. Proibindo a prática do xadrez por toda a Europa (França, Rússia, Inglaterra e Alemanha), sob a justificativa de que o jogo era de azar e que atrapalhava a prática da religião em alguns aspectos;

● A aceitação do Bispo no jogo também foi pela forte presença da igreja na Idade Média, a qual exigiu sua representação pelo Bispo demonstrando assim seu poder;

● A Rainha, no início dos jogos do tabuleiro não existia, sua composição no xadrez moderno também ocorreu na sua chegada à Europa. No fim do século XV, seu movimento foi ampliado, atingindo a regra atual.

● Rainha Isabel I de Castela, por ser uma exímia enxadrista, atribuíram a ela a presença da peça Rainha no jogo de xadrez. Algumas crônicas e debates asseguram que, por ela já não aceitar a condição do nome Rainha, por se referir apenas a uma mulher do Reinado e sim o nome popular utilizado por vários países da Europa, glorificando o nome Dama.

● Na Romênia, não só o Xadrez é uma disciplina obrigatória, como 33% da nota de Matemática dos alunos depende do desempenho no jogo.

● Judit Polgar da Hungria foi a mulher mais jovem a ganhar o status de mestre internacional em 1989 quando tinha 12, e a mulher mais jovem a ganhar o status internacional de Grande mestre em 1991 na idade 15.

● Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez.

● Diz-se que há mais literatura devotada ao Xadrez do que para todos os outros jogos restantes juntos.

● A partida mais longa, terminada em vitória, foi a que Wolf ganhou de Duras (Carlsbad, 1907): 168 lances, durando por volta 22 horas e meia.

● O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.

Por Mestre Capivara – Gazeta de Novo

Compartilhe nas suas redes socias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *