A FIDE celebra o seu centenário com uma série de eventos importantes

Em 2024, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) comemora seu centenário. A FIDE foi formada em 20 de julho de 1924, em Paris, França, na Câmara Municipal do IX Arrondissement de Paris (6 Rue Drouot) durante a primeira Olimpíada de Xadrez não oficial. Quinze delegados de todo o mundo assinaram o Ato de Proclamação, e nossa organização nasceu.

“Começou, as bases foram lançadas, e as perspectivas são bastante boas de que em breve teremos uma organização de trabalho, cujo objetivo será, em certa medida, tirar a ordem do caos e ter uma autoridade central, cujo principal objetivo será reunir em congressos internacionais amantes do jogo de pontos distantes da terra, ” escreveu o American Chess Bulletin em novembro de 1924.

Como parte das celebrações ao longo do ano de 2024, a FIDE está planejando inúmeras atividades, incluindo festivais de xadrez, exposições exibindo arquivos históricos, documentos e memorabilia de xadrez, Livro do Jubileu de 100 anos da FIDE por Willy Iclicki, Presidente do Comitê Histórico da FIDE, torneios organizados em todo o mundo, museu de xadrez online com fotos raras de xadrez, publicações exclusivas sobre a FIDE, cartazes de grandes eventos do passado, e muitos outros.

Leia mais no site da FIDE – Federação Internacional de Xadrez (em inglês)

Compartilhe nas suas redes socias!

Uma resposta

  1. Muito interessante esse artigo!!!! Eu gostaria que em todas as escolas públicas tivesse aula dessa modalidade. Desenvolve a atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *