O Catar anunciou que a trégua entre Israel e Hamas começará na madrugada desta sexta-feira (24). O acordo prevê a libertação de reféns mantidos pelo Hamas em Gaza em troca de mulheres e crianças palestinas nas prisões de Israel. A trégua também permitirá a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
O início do processo de libertação dos reféns foi adiado na quarta-feira (22), poucas horas antes da trégua entrar em vigor. O Catar disse que já recebeu a lista de reféns e que a primeira leva, com 13 mulheres e crianças, deve ser libertada às 16h, no horário local (11h, no horário de Brasília).
Continuidade dos combates: As Forças de Defesa de Israel (FDI) continuaram as operações terrestres e aéreas em Gaza na quarta-feira e nesta quinta-feira, atingindo alvos nas partes nordeste, central e sul da Faixa de Gaza. As FDI também disseram que localizaram e destruíram túneis usados pelo Hamas, inclusive um dentro de uma mesquita.
Crise humanitária em Gaza: Cerca de 12.700 pessoas foram mortas em Gaza desde 7 de Outubro, quando o Hamas atacou Israel através da fronteira num ataque surpresa que matou cerca de 1.200 pessoas. Israel respondeu declarando guerra ao Hamas e impondo um cerco a Gaza que cortou o fornecimento de alimentos, água, medicamentos e combustível.