Rally Transparaná chega ao fim em Guaratuba e reforça o esporte como motor do turismo no Paraná

Foto: Eduardo Carvalho

Depois de mais de dois mil quilômetros percorridos por diferentes regiões do Estado, o 32º Rally Transparaná foi encerrado na noite deste sábado (21), em Guaratuba, no Litoral. A maior prova de rally de regularidade do mundo integrou a programação dos Jogos de Aventura e Natureza e do Verão Maior Paraná, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário esportivo paranaense.

A última etapa teve largada na Academia Militar do Guatupê, em Curitiba, e chegada na Praça dos Namorados, em Guaratuba, após mais de sete horas de prova. O percurso foi marcado por chuva e terreno escorregadio. Trechos de asfalto, estradas de terra e áreas de reflorestamento compuseram o desafio final da edição, que reuniu cerca de 400 veículos entre motos, jipes e UTVs.

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte, Tiago Campos, a 32ª edição reforça o papel estratégico do evento dentro da política pública esportiva do Estado. “Mais uma edição finalizada do Rally Transparaná, a 32ª edição. É motivo de muito orgulho ter o maior rally de regularidade do mundo fazendo parte do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza. Foram mais de 1.500 quilômetros percorridos por motos, jipes e UTVs, além da categoria Peabiru com carros antigos. Foi uma grande festa, que saiu de Guaíra e chegou a Guaratuba. Mesmo com o tempo ruim, a praia estava lotada para receber essa grande família do esporte a motor”, destacou.

Segundo ele, o evento materializa a diretriz do Governo do Estado de utilizar o esporte como ferramenta de desenvolvimento. “O esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. O nosso Litoral esteve lotado e movimentado por meio dos eventos esportivos. Viva o esporte a motor do Paraná, viva os Jogos de Aventura e Natureza e o Verão Maior Paraná, que se encaminha para o encerramento, mas ainda terá grandes eventos na próxima semana”, acrescentou.

ENCERRAMENTO – A cerimônia de encerramento reuniu autoridades, apoiadores e competidores de todas as categorias. Foram prestadas homenagens à diretoria do Jeep Clube de Curitiba, equipes de apoio, cronometragem, imprensa, cozinhas, equipes de abre e fecha trilha, além dos profissionais do Governo do Estado que atuaram diretamente na organização e suporte do evento.

O Transparaná também reforçou seu compromisso social ao longo do trajeto, com a realização de doações de cestas básicas nos municípios por onde passou.

Além do impacto esportivo, o Transparaná movimenta o turismo regional, especialmente o segmento de Turismo Sobre Rodas. De acordo com Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo, o campista, caravanista e turista sobre rodas em geral gosta do Paraná pela variedade de paisagens, atrativos e lugares bonitos no trajeto, segurança e pela infraestrutura que atende às suas necessidades. “É um movimento que aquece as economias dos municípios por meio do turismo, porque esses participantes visitam restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e afins”.

Segundo a organização, cerca de 30 veículos inscritos são de fora do Paraná, com representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina, ampliando o alcance interestadual da prova.

ESTRUTURA E PARCERIAS – O 32º Transparaná é promovido pelo Jeep Clube de Curitiba, Trail Clube de Curitiba, Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, Expedição Peabiru e Rally Paraná, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, prefeituras municipais e apoio da Polícia Militar do Paraná.

A competição conta com patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, além do apoio do Verão Maior Paraná, Jogos de Aventura e Natureza e ProEsporte – Lei de Incentivo do Estado do Paraná, entre outros parceiros da iniciativa privada.

Com 32 edições, o Transparaná reafirma sua relevância no cenário nacional do esporte a motor. Mais do que uma competição, o evento consolida o Paraná como referência na organização de grandes provas, integrando esporte, turismo e desenvolvimento regional.

Na etapa final, os vencedores foram:

UTV e Carros

UTV Pró: Deonilson Salla e Willian Santos

Master: Marcos Giannoni e Fernando Freneda

Graduados: Marco Nunes e Matheus Henrique

UTV Junior: Jessiel Martins e André Bulita

Turismo: Vinicius Ferrarini e Wagner Gomes

Light: Elias Folly e Lidiane Folly

UTV Light: Bruno Gonçalves Lemos e Victor Pudell

Motos

Elite: Nilson Tecilla

Trail: Leopoldo Ribeiro

Big Trail: Danilo Siqueira

Maxxi Trail: Maycom Borba

Feminina: Jessica Alana da Silva

Campeões do 32º Transparaná

A etapa decisiva também definiu os campeões gerais da competição:

UTV e Carros

UTV Pro: Douglas Carassa e Igor Quirrenbach

Master: Flavio Kath e Rafain Walendowiski

Graduados: Denis Santos e Lucas Cominesi

UTV Junior: Carlos Gandara e Leonardo Menarin

Turismo: Vinicius Ferrarini e Wagner Gomes

Light: Elias Folly e Lidiane Folly

UTV Light: Douglas Agnelo e Flavio Silveira

Motos

Elite: Leandro Dalke

Trail: Renato Alves

Big Trail: Danilo Siqueira

Maxxi Trail: Maycom Borba

Feminina: Jessica Alana da Silva

Via AEN

Compartilhe nas suas redes socias!