A do ChatGPT , da Gemini ou outra qualquer!
Nenhum modelo linguístico que chega até você, na área da IA, será neutro, ele terá seus vieses de forma constantes na mesma direção de quem as criou. Terão sua própria ideologia operando suas ideias e a dos seus usuários e leitores, da mesma forma como as redes sociais, onde todos somos escritores e temos ideologias diversas.
O “ChatGPT” – a mais usada no Ocidente – é sabidamente uma criação de ideologia da direita; e a Gemini – da Google é usada tanto no Oriente quanto no Ocidente “portanto um campo maior”- é de esquerda.
Todas as IA tem sua própria ideologia e elas são muitas, eu separei apenas as duas maiores para exemplificar está minha narração.
Como sou um adepto ao pensamento “liberal”
– que tem como base liberdade e igualdade defendendo os direitos individuais –
fico a vontade para transmitir o pensamento sem ficar em qualquer um dos lados
Os dirigentes das grandes nações sabem muito bem disso e hoje já existe uma nova Guerra Fria, em cima das IAs, que vieram somar também com uma nova corrida espacial. Nesta nova Guerra onde entra o IA, também já travam a nova Guerra de uma corrida espacial, que pretendem instalar bases na Lua e chegar até Marte, antes de irem ao satélite Europa em Júpiter em busca da vida além da Terra.
Se é que ela, a do satélite Europa, através dos Ets em seus discos voadores, já não estaria influenciando em tudo o que fazem os humanos, principalmente nos avanços tecnológicos. O satélite Europa é o mais provável e mais próximo local da Terra – onde pode ter vida, – ele está a 960 milhões de Km da Terra e a chegada até ela leva de 5 a 8 anos. Já chegamos lá, com naves não tripuladas, por nove vezes.
Imaginem que EU fosse um ET…
– e posso ser, pois eu nasci em 07.07.1947, apenas um dia antes do jornal Roswell Daily Record, do estado do Novo México (EUA)-
…ter anunciando a captura de um disco voador no dia oito (08.07.1947), e só hoje eu revelo que ele era oriundo da lua Europa (que é uma das 95 luas de Júpiter).
Os destroços do disco voador dos meus pais, haviam sido encontrados originalmente por um fazendeiro chamado William Mac Brazel e foi por isso que eu fui enviado para o Brazil, pois a IA da nave, estava um pouco avariada com o acidente da queda, e entendeu que o sobrenome do fazendeiro, indicava o lugar que eu deveria crescer e morar. Se duvidarem dessa minha história consultem em (https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Roswell).
Também este tipo de equivoco as IAs existentes ainda cometem, aqui na Terra, assim trago este exemplo, para que compreendam a dimensão dos problemas que enfrentamos com essas inteligências.
O satélite Europa é pouco menor do que a Lua da Terra, é feito de rocha de silicato com uma crosta de água-gelo com um núcleo de ferro-níquel. Tem uma atmosfera muito fina, composta principalmente de oxigênio. O consenso científico é que uma camada de água líquida existe abaixo da superfície de Europa, e que o calor da flexão de maré permite que o oceano subterrâneo permaneça liquido.
Então se eu fosse esse ET, da Europa, com grande avanço em cima dos terrestres e observando o que podem fazer os terráqueos para destruir a nossa civilização (nossa da Lua Europa) e o nosso meio ambiente. Quando há milhares de anos os terráqueos, fazem guerras pelo poder financeiro e religioso explodindo com tudo, eles podem chegar até Júpiter planeta do qual Europa é um satélite. Assim como defesa o nosso povo “Europeu Jupteriano”, infiltraria a tal IA no planeta Terra, para detonar os humanos, os fazendo se tornarem mais imbecis do que são em seus propósitos em destruir até o ar e o clima essenciais a sua própria sobrevivência. Neste século XXI, a Terra tem convivido com guerras, – usando outras armas – que causam mais danos ao inimigo que bombas tiros, mísseis e granadas, isso os tornam mais perigosos.
E assim os ETs já estão aqui, para com sua interferência, provocarem a auto destruição dos seres humanos, antes que cheguem em seus planetas. Eu como ET poderia dizer que meus antepassados há milhões de anos já haviam destruídos outras civilizações Terráqueas. Humanos que estavam em estágios mais avançados que essa atual população do século XXI, da Terra, quando na verdade a Terra já era habitada há 2 bilhões de anos passados, dentro dos seu 4,3 bilhões de anos de sua existência. Os 6 mil anos ou 20 mil anos que os terráqueos conhecem a sua história, não são nada diante dos 4,3 BILHÕES de anos de existência da Terra.
Sobre as duas IAs, temas deste texto um estudo confirma que nenhum modelo linguístico importante é neutro e que seus vieses tendem a ser constantes na mesma direção.
Os modelos OpenAI (por trás do ChatGPT) exibem uma postura ideológica particular, em contraste com as preferências mais progressistas e orientadas para os direitos humanos de outros modelos ocidentais. O ChatGPT gosta bem menos de organizações supranacionais – como as Nações Unidas ou a UE – e de políticas de bem-estar, que são dois conceitos caros à esquerda.
Já a Gemini, a IA do Google, mostra “uma forte preferência pela justiça social e pela inclusão”. A China foi um dos primeiros países do mundo a finalizar o processo de regulamentação da inteligência artificial generativa e o Google (com a Gemini) e Microsoft estão ajudando a China a driblar sançoes dos EUA
Há algumas semanas o bilionário Elon Musk, escreveu no seu “X”:
“Imagine um wakeAI todo-poderoso”, em referência ao nome depreciativo agora dado às políticas mais progressistas. Esta popularidade deve-se ao facto de se ligar a algo que é cada vez mais claro: as máquinas são influenciadas pelo seu contexto institucional ou cultural.”
Todos os estudos, sobre IA, confirmam que diferentes modelos geram ideologias diferentes quando confrontados com os mesmos insumos e estão mais alinhados com os valores dos seus criadores do que com os de outras áreas geográficas ou culturas, dizem os pesquisadores.
O método utilizado pelos pesquisadores das IAs para compor a sua inteligência é perguntar a um grupo selecionado por exemplo:
de 5.000 pessoas de todo o mundo e perguntar a cada modelo sobre o que pensam sobre as características de tal coisa.
Então, o modelo de IA, ao receber a pesquisa decide o que incluir ou omitir, e outro modelo julga se o modelo original tem uma opinião positiva, negativa ou neutra em cada personagem. E a partir de alguns rótulos, os pesquisadores conseguiram agregar essas opiniões com suas preferências ideológicas.
É preciso algum tempo de dedicação, para concluir que há uma posição ideológica clara que não são aleatórias nas IAs.
A IA Gemini parece ser o mais consistente de todas em suas opiniões, no seu caso progressista. Ela se alinhar com as pessoas que defenderam as minorias, com a igualdade, o que a torna com uma diferença bastante substancial. Sobre está a Universidade Pública de Navarra (espanhola) realizou profundos estudos.
Sobre os modelos chineses é sabido que não votam pela democracia. Os estudos em geral não comparam apenas os modelos ocidentais entre si, eles medem os de diferentes países com grandes modelos linguísticos, especialmente os Estados Unidos e a China, onde os resultados são ainda mais claros.
Embora as IAs sejam alimentadas por enormes bancos de dados extraídos principalmente da internet e que são semelhantes na coleta cada empresa segue critérios diferentes para refina-los. O preconceito ocorre em cada caso em todos os estágios quando aplicados nas IAs. Os Chineses filtram os dados, para ajudar a compor a IA da Google que usam, diante de suas conveniências ideológicas e os Estados Unidos das suas.
A Guerra Fria, do que pode interferir nos povos via internet, também já aparece nas manchetes dos jornais do mundo especialmente no caso do Tick Tock. A Suprema Corte dos Estados Unidos aceitou agora, no dia 18 de dezembro, de 2024, examinar a apelação do TikTok a uma lei que obrigará a ByteDance, sua proprietária chinesa, a vender a plataforma de compartilhamento de vídeos para manter sua atividade no país. .
Os efeitos destas novidades que chegam até as pessoas, – que ao usar as IAs as encantam – é um perigo que a humanidade está longe de prever as consequências.
Hoje somos dependentes de técnicas e tecnologias, geradas pelo avanço das ciências e coisas, como as IAs, que nos dão conforto, pois completam as nossas necessidades básicas. Nossas vidas encontram-se indissociavelmente ligadas ao mundo da informação e do processamento de dados, não existe outra opção, ou você acompanha tudo que surge ou perece.
Nossa história recente tem levado as nações por caminhos tortuosos da pós-modernidade, com as IAs associadas à produção tecnológica integra-se ao tecido social. Ligando os cientistas de vários setores à figurarem como assunto de estados controlados por políticos e não por instituições, estes estão se estabelecendo em estreita relação com os interesses do capital.
Por Guilhobel A. Camargo – Gazeta de Novo
Respostas de 2
A T é uma maneira sutil que o homem através de várias pesquisas achou para aniquilar a humanidade, como se já ñ tivesse o suficiente
Ñ seria a IA a Inteligência Apocalíptica?