A exposição propõe a reflexão sobre os ciclos de nascimento, vida e morte.
O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) vai abrir na próxima terça-feira (15), às 18h, a exposição “Desver”, uma instalação multissensorial, criada pelos artistas Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois. O evento contará com uma performance de JR do 92 Graus, às 19h, e um show da banda Espelho, às 20h. A entrada é gratuita.
A exposição “Desver” propõe a reflexão sobre os ciclos de nascimento, vida e morte. O conceito questiona as percepções condicionadas e abre espaço para novas maneiras de ver o mundo. A instalação reúne “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções artísticas que utilizam erros tecnológicos como ponto de partida para novas expressões visuais e sonoras.
Ao combinar tecnologia e arte, “Desver” dialoga com o acervo do MIS-PR, que abriga equipamentos de reprodução de imagem e som e destaca obras da exposição como glitch art e a “vídeo painting” de Nam June Paik. A proposta da exposição é ressignificar a percepção das imagens e dos sons ao criar uma experiência sensorial que envolve o espectador e questiona o papel da tecnologia na relação das pessoas com o universo.
ARTISTAS – Ivana Cassuli é arquiteta, urbanista e produtora cultural, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com especialização em Design de Mobiliário pelo Institut Français du Design, em Paris. Ela tem vasta experiência na coordenação de eventos culturais, como o Festival da Aldeia, e na produção de exposições de arte. Também trabalha com ilustração e está envolvida na criação de uma coleção de livros da Biblioteca Pública do Paraná. Ela integra o grupo Blanche Bois, cuja proposta transita por diversas áreas artísticas.
Marcelo Borges Eggers é um artista visual multifacetado, cineasta e diretor de fotografia, natural de Curitiba. Com formação em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), estudou em Londres, no Hackney College e no Islington College. Ele dirigiu diversas produções audiovisuais, como videoclipes e documentários, além de participar de edições do Festival Rock de Inverno. Seu trabalho já foi exibido em festivais como o JVC Tokyo Video Festival e em espaços como a Saatchi Gallery e a Phillips Auction House, em Londres. Atualmente, atua como diretor artístico no Espaço Cultural Dogwood373.
Serviço:
Exposição Desver
Abertura: 15 de outubro, às 18h
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) – Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba
Entrada gratuita
GALERIA DE IMAGENS
Fotos: Divulgação MIS-PR
Via AEN