
Comerciantes da comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, em Paranaguá, receberam nesta semana os diplomas de conclusão do Curso de Inglês gratuito ofertado pela Portos do Paraná. Foi a 2ª edição do curso e teve a participação de 14 alunos nos dois módulos solicitados pela comunidade. A demanda surgiu com as temporadas de navios de cruzeiro em Paranaguá, entre os anos de 2023 e 2025.
“Realizamos a capacitação da comunidade para melhorar o atendimento aos turistas que falam inglês. O conhecimento compartilhado com o curso valoriza o comércio local e estimula a geração de renda”, afirmou o coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco.
As aulas foram ministradas em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “Este curso fomenta o turismo e o comércio local, trazendo cada vez mais investimentos para o nosso município”, afirmou o gerente executivo do Sesc Paranaguá, Joel Viana.
A professora do Senac Rayane Silva Bueno comentou que os resultados são visíveis. “Na semana em que eu ensinei como receber o hóspede, uma das alunas atendeu um turista estrangeiro. Ela precisou informar, em inglês, o que tinha no café da manhã e se saiu super bem”, destacou a instrutora.
“Eu gosto muito desse idioma e também acho muito importante estudar. Nós recebemos turistas de nacionalidades diferentes e o inglês é uma língua base. Com o aprendizado, a gente pode conversar com um alemão ou um francês que ele vai entender um pouco”, comentou a aluna Emanuelle Gonçalves França, que é nativa da Ilha e atua no ramo da hospedagem.
“Eu gostei muito do curso. Acho que, principalmente, com a forma como ele foi abordado, a linguagem que a professora usou, foi muito fácil de aprender. As dúvidas que a gente tinha no meio da aula ela sanava de uma forma muito simples”, concluiu a aluna Raysa Silvério Teixeira dos Santos.
CRUZEIROS NO PARANÁ – A primeira temporada de navios de cruzeiro da MSC em Paranaguá foi entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, nas quais mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), na Praça Mário Roque, com apoio da Portos do Paraná, e movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
A segunda temporada, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, também teve receptivo montado pelas equipes da área de turismo do Estado. Foram mais de 19 mil cruzeiristas em oito atracações. Em outros momentos, diferentes navios de cruzeiro atracam e fundeiam em Paranaguá. Neste ano, por exemplo, um cruzeiro de luxo passou pela Ilha do Mel. Pela primeira vez, turistas desembarcaram diretamente na unidade de conservação a partir do fundeio na Baía de Paranaguá.
TURISMO – Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o turismo paranaense registrou um crescimento de 13,6% no volume de atividades em 2024, o que inclui as empresas de hospedagem, alimentação, lazer, transportes e agências de viagem. A variação ficou 4,4 pontos percentuais acima da média brasileira, que foi de 9,2% no mesmo período.
Para 2025, os números apontam para um cenário ainda mais promissor no Paraná, com o Estado alcançando o maior aumento nacional das atividades turísticas em fevereiro. A alta no período, de 6,5%, representa mais do que o dobro da variação do país, que ficou em 2,9% no mês mais recente analisado pelo IBGE.


Via AEN