Guarás, Castrapet e exposições sobre restinga e animais estão na agenda ambiental do Litoral

O Instituto Água e Terra (IAT) promove a segunda edição do Passarinhar Paraná nesta sexta-feira (19), no Parque Estadual do Boguaçu, em Guaratuba, dentro do Verão Maior Paraná. 

Guarás, Castrapet e exposições sobre restinga e animais estão na agenda ambiental do Litoral
Foto: Edgar Fernandez/Instituto Guaju
ouvir ^

A programação ambiental desta semana prevê uma série de atividades no Litoral durante a temporada do Verão Maior Paraná. As ações, coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vão até domingo (21). Entre os destaques está a programação voltada para a educação ambiental no Refúgio da Vida Silvestre Ilhas dos Guarás, entre quarta (17) e sexta-feira (19), das 8h às 12h e das 13h às 17h, em Guaratuba.

A iniciativa busca promover o bem-estar dos guarás (Eudocimus ruber), ave que chegou a ficar extinta por cerca de 80 anos, retornando em 2008 à Baía de Guaratuba. Por meio de cartazes, adesivos e muita conversa, os técnicos visam conscientizar a população sobre o turismo sustentável. A intenção é orientar e sensibilizar os sócios das marinas, marinheiros e turistas a respeitarem as boas práticas que garantem a conservação da espécie.

O território da Baía de Guaratuba, que é atualmente o habitat das aves, integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, criada em 1992 pelo Decreto Estadual n° 1.234/1992. Os guarás podem ser observados aos bandos colorindo de vermelho os manguezais e áreas estuarinas do litoral paranaense. A espécie possui uma grande importância para a preservação do ecossistema local.

Os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba, inclusive, têm ainda mais vinculação com a ave, já que foram batizados pelos indígenas (Guaratuba a “terra de muitos guarás”, e Guaraqueçaba “lugar do Guará”) em alusão à espécie.

“Montamos uma agenda com todas as marinas para conseguir atingir o máximo de marinheiros, para sensibilizá-los e instruí-los para que não cheguem perto das áreas de dormitório dos guarás. Vamos também fazer vistorias nas áreas de dormitório perto das Ilhas para fiscalizar e abordar embarcações que estejam próximas”, afirma a gerente de Biodiversidade do IAT, Patrícia Calderari.

O Parque Estadual do Boguaçu, também em Guaratuba, vai receber outras duas importantes ações nesta semana. Uma delas é a segunda edição desta temporada de verão do programa Passarinhar Paraná, na sexta-feira (19), a partir das 6h30.

O passeio guiado é de extrema importância para a identificação do ecossistema local, no caso as aves nativas e será coordenado pelo ornitólogo Edgar Fernandez Caieiras, do Instituto Guaju. O ponto de encontro será no final da Rua Octaviano Henrique de Carvalho, que dá acesso ao parque. A inscrição é gratuita, sem limite de pessoas, e pode ser feita via WhatsApp (41) 99554-0553 ou pelo formulário.

Ainda no Boguaçu, ocorre a coleta voluntária de resíduos na quinta-feira (18), das 9h às 11h, ação em parceria com a ONG Eco Local Brasil, especializada no combate ao descarte indevido de resíduos plásticos no meio ambiente. A primeira atividade desta temporada ocorreu na semana passada na Ilha do Mel, em Paranaguá. Em apenas duas horas, foram resgatados mais de 7 mil itens de resíduos descartáveis.

Para participar da coleta é necessário se inscrever no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná (VOU), escolher o Parque Estadual do Boguaçu como local de atuação e a data 18/01/2023 como dia específico da ação voluntária. A presença deve ser confirmada até o meio-dia desta quarta (17).

RESTINGA – Já no sábado (20) e domingo (21), em Pontal do Paraná, será montado um estande próximo ao palco Sunset, no balneário de Ipanema, para que a população possa se informar sobre a importância da restinga, espécie típica do Litoral. A ação ocorre entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

CASTRAPET – A caravana do Castrapet, por sua vez, monta base desta terça (16) até quinta (18) no trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel. De sexta (19) a domingo (21), o grupo vai até Guaratuba, na arena montada pelo Governo do Estado, para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com os pets.

EXPOSIÇÃO – A diretoria de Patrimônio Natural do IAT inaugura nesta sexta-feira (19), às 9 horas, no Aquário de Paranaguá, a exposição fixa “Mergulhando no clima do Litoral”, sobre a beleza e a importância da biodiversidade marítima e os esforços para sua proteção. A mostra é autoguiada, mas conta com auxílio de técnicos do órgão ambiental.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Via AEN

Compartilhe nas suas redes socias!