A programação dos espaços culturais administrados pelo Governo do Estado está recheada de atrações para todos os públicos. Já está em cartaz a exposição “Alex Flemming 70 Anos”, no Museu Oscar Niemeyer (MON), que convida o público a explorar a trajetória do artista brasileiro de renome mundial, com obras que desafiam a percepção e estimulam a reflexão. A mostra reúne mais de 80 obras, de 1982 a 2023, do paulista que vive há décadas entre Alemanha e Brasil.
O Teatro Guaíra traz uma agenda musical imperdível, com o show do pantaneiro Almir Sater e banda, no sábado (31), que promete emocionar com clássicos e novidades, e com a Orquestra Sinfônica do Paraná acompanhada da pianista ucraniana Valentina Lisitsa. No Guairinha, Cláudia Abreu abraça a complexidade da autora inglesa Virginia Woolf com o musical “Virginia”.
No Teatro José Maria Santos, a vida e a sociedade atual são o pano de fundo para as comédias “Fake-news”, que deve arrancar boas risadas com as ambiguidades da verdade, e “Mango Tree”, que debocha de questões sobre ideais e estereótipos femininos.
No Museu Casa Alfredo Andersen, a cor da pele e a brasilidade de nosso povo ganham voz e protagonismo nas pinturas da artista carioca Cecifrance Aquino, na exposição “Segredo da Cor”. Jefferson Svoboda, atual residente artístico do museu, contrasta o contemporâneo e o impressionismo ao exibir o retrato “Conflito Geracional” em meio aos retratos de Alfredo Andersen.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A 153ª edição do periódico on-line já está disponível com uma reportagem especial sobre o surgimento das revistas teen, que exploraram o breve otimismo econômico do pós-guerra e estrearam um novo mercado adolescente feminino.
A publicação também apresenta uma pensata de Paulo Rogério Bentes Bezerra sobre o centenário de James Baldwin, o conto inédito “Irmão” de Carla Guerson, a última edição do Especial Nicolau, com um texto e um poema de Paulo Leminski, e outro escrito por Estrela, sua filha, nos 80 anos do poeta, além de outros conteúdos inéditos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido.
Encontro de eficientes – Uma vez por mês, a Seção Braille promove encontros para pessoas cegas ou com baixa visão, familiares e amigos. O evento foi criado para proporcionar um espaço de acolhimento e debates sobre temas de interesse da turma presente no dia. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (30), das 14h às 17h, com capacidade máxima de 25 pessoas, na sala Coworking da Biblioteca.
Ler Junto na BPP – Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. Os próximos textos, desta segunda, são “Juventud” e “Para matar um grande amor”, de Jamil Snege, no auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenado pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece dia 5.
Roda de leitura 60+ – Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, dia 2, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.
1° Seminário de Gestão em Segurança Pública no Paraná – Apresentação de TCCs das instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública, com exibição comentada de banners temáticos no hall do segundo andar da Biblioteca. A abertura do evento será no auditório, às 8h30, e a programação segue até as 18h.
Lançamento do livro “Humanidade poética e a menina perdida” – No dia 4, às 17h, no auditório da BPP, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com o autor Luiz Barbugiani.
Seção Infantil
Cine Pipoca – Evento realizado uma vez por mês pela Seção Infantil da Biblioteca. O filme selecionado para agosto, que será exibido nesta sexta-feira (30), é “Jumanji” (1996), dirigido por Joe Johnston. O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h, no Auditório da BPP.
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
“Cores e Botas” | Classificação: Livre | Curta-metragem
“Fábulas das Três Avós” | Classificação: Livre | Média-metragem
“Remoto Controle Remoto” | Classificação: Livre | Curta-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)
Ocupação – O MAC Paraná convida o público a apresentar propostas educativas, artísticas ou de pesquisa para ocupar a Sala Aberta – um espaço destinado a atividades que aproximam os visitantes do museu. As propostas podem incluir workshops, palestras, oficinas interativas e projetos de arte, com preferência para a programação das Quartas Públicas, realizada com entrada gratuita.
As inscrições estão abertas até 5 de novembro de 2024, para atividades a serem executadas até 27 de novembro de 2024. As propostas podem ser enviadas para o e-mail educativomac@seec.pr.gov.br.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
“Segredo da Cor” – A exposição “Segredo da Cor”, já em exibição no museu, traz uma poderosa coleção de obras de Cecifrance Aquino, com foco na temática antirracista. Entre os destaques, além dos estandartes, encontra-se a releitura de “Duas Raças”, de Alfredo Andersen, um convite para desvendar os segredos que nossas cores carregam. A exposição celebra a brasilidade entre símbolos icônicos como o cachorro caramelo, o misticismo da espada de São Jorge e o chão de caquinhos.
Diálogo de gerações – Jefferson Svoboda, atual residente no Museu Casa Alfredo Andersen, apresenta sua obra contemporânea ao lado dos trabalhos do mestre da pintura paranaense. Em uma ação performática, Svoboda utiliza sua criação para dialogar com o passado, trazendo um contraste intrigante entre o retrato atual e os traços impressionistas de Andersen. A obra intitulada “Conflito Geracional” fica em exibição na Sala de Retratos até o próximo sábado, 7 de setembro.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Música – Na quarta-feira (4), às 18h, o museu convida o público e músicos para participar da Jam Session, onde o palco estará aberto para receber apresentações e improvisos musicais. A sessão faz parte do projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais, parceria do MIS-PR com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita.
Encerramento – Na terça (3), às 19h30, ocorre o encerramento da residência “Por uma práxis da pergunta: residência de investigação crítica em práticas de curadoria e mediação”, conduzida pelo Laboratório de Imaginário Radical, projeto de extensão universitária vinculado ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o museu.
No encerramento, os residentes vão compartilhar as reflexões e questões mobilizadas ao longo dos meses da residência, que ocorre desde março. Participaram dos encontros o Núcleo Educativo do MUPA, estudantes da disciplina de Práticas em Curadoria e Mediação da UFPR e profissionais do campo da mediação cultural. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Flemming – A exposição inédita “Alex Flemming 70 Anos”, com curadoria de Tereza de Arruda, já está em cartaz na Sala 3 do museu. A mostra reúne mais de 80 obras deste artista brasileiro reconhecido internacionalmente e que vive há décadas entre a Alemanha e o Brasil. Com trabalhos realizados de 1982 a 2023, estão expostas obras impregnadas de símbolos e mensagens presentes no universo de Alex Flemming, que convidam o espectador a extrapolar o senso comum.
Arte para Maiores – Programadas para as terças-feiras 3 e 10 de setembro, das 14h às 17h, as atividades da edição de setembro do Arte para Maiores, destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, têm como tema a exposição “Domicio Pedroso: a tessitura urbana como poesia”, atualmente em cartaz na Sala 7 do MON. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.
A programação conta com visita mediada na mostra seguida de uma oficina artística, ministrada pela professora Daniela Pedroso, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do museu. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita neste LINK.
Tintas Naturais – O Laboratório de Experiências de setembro acontece na quarta (4), em duas sessões: às 10h30 e às 14h30, no Espaço de Oficinas – Subsolo do MON. Com o tema “Tintas Naturais” a atividade convida o público a criar tintas a partir de elementos da natureza. Serão utilizados materiais como terra, curry, páprica, erva-mate de chimarrão e açafrão. Além de fabricar as tintas, os participantes poderão explorar outras formas de pintar. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar. Não é necessária inscrição.
Guairão
Série ouro: Ciclo das 4 sinfonias de Brahms – Nesta edição da Sério Ouro, a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta “Sinfonia n.º 3” do compositor alemão Johannes Brahms, acompanhada de dois trabalhos do compositor húngaro Franz Liszt, que são concertos para piano. No solo, a participação especial da pianista Valentina Lisitsa, considerada um fenômeno das redes sociais com mais de 300 milhões de visualizações e 500 mil inscritos em seu canal no YouTube. A segunda sessão do concerto acontece no domingo (1.º), às 10h30. Ingressos no site DeuBalada.
Almir Sater e Banda – No sábado (31), às 21h, a tradicional apresentação que o músico Almir Sater realiza todos os anos em Curitiba será marcada por clássicos da trajetória do cantor e violeiro, como “Tocando em Frente”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”, além de canções menos conhecidas, como as de seu álbum mais recente, “Do Amanhã Nada Sei”. O músico foi responsável por resgatar a viola de 10 cordas, ou viola caipira, realizando pesquisas de novos ritmos e sons para o instrumento. Venda de ingressos pelo Disk Ingressos.
Pop Music in Concert – Na quinta (4), às 20h30, Sandra Ávila e grandes cantores convidados se reúnem com a renomada Orquestra Cordas do Iguaçu, em uma apresentação que combina a potência da música pop com a sofisticação da música orquestral. O show inclui clássicos do pop internacional de Freddie Mercury, Tina Turner, Lionel Richie, Diana Ross, Elton John, Michael Jackson, além dos sucessos atuais, como Lady Gaga, Adele, Bruno Mars, Coldplay e muito mais. O evento também tem como objetivo dar visibilidade ao projeto social Cordas do Iguaçu, que transforma vidas de crianças e jovens paranaenses por meio da música. Os ingressos estão disponíveis pelo Disk Ingressos.
Guairinha
“Virginia”, com Cláudia Abreu – Virginia é o resultado dos vários atravessamentos que a escritora inglesa Virginia Woolf provocou na atriz Claudia Abreu ao longo de sua trajetória. A atriz interpreta a autora, cuja vida foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura de Woolf: a alternância de fluxos de consciência, capaz de dar corpo às vozes reais ou fictícias deste monólogo. As apresentações iniciam na sexta (30) e vão até domingo (1º). Os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos.
Miniauditório
“Desmundo” – Dividida em dois atos, a peça “Desmundo” é fundada na experimentação de estados corporais e tônus dos bailarinos que mergulham em universos distintos. Entre o mundo real e o mundo ideal, experimentam na cena um trajeto que parte das adversidades de estar vivo até a celebração da vida em liberdade, amor e alegria. Até 15 de setembro, de quinta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h. Entrada gratuita. Não serão emitidos ingressos.
Teatro José Maria Santos
“Fake-News – A Comédia” – É cada vez mais difícil distinguir o que é verdade ou não. A comédia é o décimo solo do ator e comediante Fábio Silvestre. No palco, a mentira em muitas de suas representações, das pequenas mentiras sociais. Apresentações no sábado (31) e domingo (1.º), às 19h. Os ingressos são vendidos pelo Disk Ingressos.
“The Mango Tree” – Trata sobre os ideais e estereótipos do feminino na sociedade contemporânea e no imaginário popular. Através do humor, da ironia e do deboche, a criação provoca questões acerca da presença da mulher nos dias atuais. O espetáculo estreia na quinta (5), às 20h, e segue até 22 de setembro. De quarta a sexta, às 20h, sábados, às 16h e às 20h, e domingos, às 16h e às 19h. Ingressos gratuitos são distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.
ENDEREÇOS:
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba