O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) já certificou 271 produtores orgânicos do município de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, por meio de uma parceria com a prefeitura, que completa uma década em 2024.
Desde 2014, o Tecpar Certificação é parceiro no programa municipal de apoio à agricultura orgânica, voltado a agricultores familiares interessados em produzir alimentos orgânicos e certificando aqueles que já seguem as técnicas de manejo, até que obtenham a certificação.
Nos cinco primeiros anos do programa, entre 2014 e 2019, foram certificados, em média, 17 produtores orgânicos por ano. A partir de 2020, este número mais do que dobrou, chegando a uma média anual de 35 agricultores certificados.
O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destaca que o programa desenvolvido com a prefeitura de São José dos Pinhais é uma referência de parceria bem-sucedida, que pode ser replicada em todos os municípios do Estado.
“A certificação de agricultores na produção orgânica é uma estratégica eficiente para promover o desenvolvimento regional forma sustentável. Além de proporcionar novas oportunidades de ganhos e um grande diferencial para os pequenos produtores da cidade, a iniciativa fortalece a economia local. O Tecpar está à disposição para apoiar as prefeituras interessadas nesta proposta”, afirma.
Primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos por auditoria do Brasil, o Tecpar Certificação é credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Atualmente, 873 produtores rurais, de 105 cidades do Paraná, possuem a certificação orgânica concedida pelo Instituto.
LONGA PARCERIA – O município de São José dos Pinhais foi um dos primeiros clientes do Tecpar na área de orgânicos, resultando em uma parceria sólida. O programa desenvolvido pela prefeitura, chamado Ilha Verde de Produção Orgânica, foi regularizado no município pela Lei nº 1.738 /201, e tem o objetivo de incentivar, orientar e acompanhar os produtores cadastrados em todas as fases da certificação orgânica, em parceria com o Tecpar.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais (Semag), Alex Artur Purkote, destaca que a certificação orgânica é uma ferramenta para promover a produção sustentável, segurança alimentar e renda dos produtores rurais.
“Essa certificação concedida pelo Tecpar garante que a produção agrícola esteja dentro dos padrões da agricultura orgânica, proporcionando aos consumidores segurança quanto à qualidade dos produtos adquiridos, além de oferecer aos produtores a comercialização de sua produção com valor agregado em comparação aos produtos convencionais”, salienta.
Um dos produtores participantes do programa é Luiz Claudio Ravaglio da Rocha, proprietário do Sítio Moradas dos Pássaros, que possui um alqueire e meio de terra. Desde 2004 ele se dedica ao cultivo orgânico de uma variedade de frutas, verduras e hortaliças, como morango, batata doce, cenoura, beterraba, mandioca, repolho verde e roxo, brócolis, alho-poró e couve. A produção é fornecida para empresas de alimentos em Curitiba e para uma empresa de Blumenau (SC).
Em 2005, ele foi convidado pela prefeitura a participar do projeto e aceitou a oportunidade de oferecer ao mercado um produto diferenciado.
“Cumprimos todo o processo de certificação, na teoria e na prática. A gente anotava tudo nos cadernos, tinha tudo escrito: como fazia os manejos, quando planta, quando colhe, até passar pela auditoria na lavoura. Diferentemente do produto convencional, nós plantamos menos, mas produção orgânica vende muito bem, e quase não sobra nada. Ter a certificação é a base de tudo”, diz o produtor.
COMO PARTICIPAR – O agricultor familiar de São José dos Pinhais com produção ativa em sua propriedade, e que esteja interessado em obter a certificação, deve entrar em contato com a Divisão da Agricultura da Semag e preencher formulário de inscrição específico do programa.
Após a inclusão, ele receberá orientações para converter sua lavoura tradicional para o modelo orgânico. A participação no programa é prioritária aos pequenos produtores rurais residentes em São José dos Pinhais.
O processo de produção orgânica exige o cumprimento de legislação específica, como a não utilização de agrotóxicos, preparo e manejo corretos do solo, respeito ao meio ambiente e cuidado com a saúde do agricultor.
Assim que forem realizadas todas as adequações, as propriedades são auditadas e certificadas pelo Tecpar Certificação, e recebem o selo “Brasil Orgânico” e a marca Tecpar Cert, com despesas custeadas pela secretaria do município.
Por Redação – Gazeta de Novo