É uma GRANDE MENTIRA afirmar que: Cabral descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500

Cabral chegou para tomar posse em 1500 e colonizar, uma vez que o Brasil já tinha sido “descoberto apenas para os europeus” em 1435 e certamente em muitos outros anos antes, também já haviam pisado nestas terras.

Quando eu tinha meus 8 anos, em 1955, no grupo escolar me ensinavam que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500.

Na mesma matéria de história, em outro dia me ensinavam que o Alexander Fleming foi quem descobriu a penicilina, por um acaso ele era meu tio-avô.

Em outro dia, quem inventou ou descobriu a vacina BCG foi o Leon Guérin.

Estas informações me colocavam diante de um dilema.
Os cientistas descobrem a cura criando remédios, mas os portugueses não descobriram o Brasil, em 1500, eles chegaram em uma terra que já existia (como demonstrarei adiante onde outros, também portugueses, já tinham estado) e essa terra tinha gente em cima.

Eram os índios morando, comendo, tendo filhos. Só posso concordar que “descobriram que podiam saquear” o ouro e escravizar os índios.

E nesta mesma matéria de história, me ensinavam em outros dias, sobre o tratado de Tordesilhas. Tratado que foi um acordo de junho de 1494 dividindo entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela as terras descobertas por Colombo.
Então dividiram aqui o Brasil, o qual nem Colombo sabia que existia. Mas mesmo assim isso tudo começou antes de Colombo chegar em 1492 quando em 1477 D. João II já tinha assinado o primeiro tratado. Os documentos estão no arquivo nacional da Torre do Tombo em Portugal. E tiveram outros aditivos do Tratado de Tordesilhas, todos antes de Cabral aqui chegar, onde rios e montanhas passaram a ser usados como demarcação dos limites. O que realmente houve é que o Cabral veio aqui em 1500 para tomar posse do que tinha sido dividido em 1477.

Mas no final do mês chegavam as provas escolares, e mesmo sabendo que não era em 22 de abril de 1500, eu tinha que colocar que era para não reprovar de ano.
O mesmo ocorria com a prova de geografia, com os selenitas e o Brasil ser do Oiapoque ao Chui!
Na prova vinha a pergunta como é nome dos habitantes da Lua? Responde-se “lá não tem ninguém”, perdia ponto, pois tinha que dizer “selenitas”.
Ou na mesma matéria: Quais são os pontos extremos do Brasil no Norte e no Sul? Você tinha que responder, o Brasil é “do Oiapoque ao Chuí”.
Essa eu só fui descobrir, que os livros estavam errados, em 1990, quando fui a Roraima com meu irmão Rubico montar a TV Canal 8, uma retransmissora da Band.
Nós demos o nome de “TV Caburái”, porque foi lá que descobrimos que os pontos extremos do Brasil estão no norte com o Monte Caburaí e, ao sul, o Arroio Chuí.
A foz do Oiapoque é o extremo norte onde termina a costa com o oceano, mas o Monte Caburaí está a 84,5 km acima.

Voltando para esta data da mentira de 22 de abril de 1500:

Começo copiando de livro de biblioteca portuguesa que:

“…com Cabral, havia enviado ao Brazil Duarte Pacheco, eminente cosmographo, que tambem veio na frota cabralina..”

(Duarte Pacheco esteve no Brasil em 1498 dois anos antes de Cabral e voltou com Cabral para indicar o caminho)

Livros do ano de 1900 em bibliotecas portuguesas trazem que :
“…….Em 1436, um anno após, apparecem o mappa-mundi de André Bianco e o seu portulano cujas cartas já representam o mar de Baga, o mar dos Sargaços, as Antilhas e o Brazil, figurando este como se fosse uma grande ilha. Em 1447, uma nau parte do Porto e descobre a Groelandia aonde os marinheiros desembarcaram……”

E MAIS;

“….. em 1448, numa carta do portulano de André Bianco, tratando dos descobrimentos dos portuguezes, se regista o Brazil de uma forma precisa, na parte oéste e sul do Cabo de S. Roque, ao sul das ilhas do Fogo e Brava de Cabo Verde, na sua verdadeira posição, em frente á costa africana, sendo designado por ilha authentica e assignalada a sua distancia exacta de 1500 milhas do archipelago de Cabo Verde……”

E MAIS;

“……..Em 1460 morre o infante d. Henrique, deixando reconhecida toda a costa africana até Serra Leôa e legando ainda á sua patria os descobrimentos dos archipelagos dos Açores, de Cabo Verde e do Brazil. A morte do infante não faz, porém, arrefecer o enthusiasmo lusitano pelos descobrimentos e já dois annos depois, em 1462, d. Affonso V, por carta regia de 29 de outubro, faz doação a seu irmão o infante d. Fernando, filho adoptivo de d. Henrique e seu herdeiro universal, de uma terra achada no mar alto, a noroeste das ilhas Canarias e da Madeira, que Gonçalo Fernandes havia descoberto. Essa terra não podia ser outra senão a America…….”

E MAIS;

“……..Não foram, pois, Cabral, nem Pinzon, nem Lepe, nem Hojeda, os descobridores do Brazil, podendo-se, porém, assegurar que essa gloria cabe incontestavelmente a navegantes portuguezes do seculo XV, embora seja difficil determinar qual foi desses intrepidos argonautas o primeiro que pisou o solo brazileiro.

Á vista das cartas e portulanos de André Bianco, de 1436 e de 1448, pode-se affirmar que essa descoberta foi feita, como já disse, em 1435, ou antes.

E MAIS;

Vejamos, agora, como Cabral aportou a esta terra e della tomou posse official para a corôa de Portugal.

O fim ostensivo, o fim apparente da expedição de Cabral era ir á India.
O fim real, o fim verdadeiro era ir, primeiro, ao Brazil, delle tomar posse official, e, em seguida, fazer rumo para o Cabo da Boa Esperança, em demanda da India.

Como já referi, a corôa portugueza, anteriormente á viagem de Cabral, havia enviado ao Brazil Duarte Pacheco, eminente cosmographo, que tambem veio na frota cabralina. O autor do Esmeraldo de situ orbis aqui estivera, pois, em 1498, para verificar os limites da linha divisoria do tratado de Tordesillas, que, na parte portugueza, abrangia as terras dos Corte Reaes, a Groela…..”

Por Guilhobel A. Camargo Gazeta de Novo

Compartilhe nas suas redes socias!

plugins premium WordPress