Zelensky insiste que conflito com a Rússia não está em um “impasse”.
Divisões entre Zelensky e seu comando militar: O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e um assessor-chave condenaram uma avaliação do chefe militar da Ucrânia de que a guerra com a Rússia está em um “impasse”, aprofundando uma rixa em Kyiv que aumentou os nervos sobre o apoio ocidental ao conflito.
Visão do chefe militar: O chefe militar Valery Zaluzhny disse ao The Economist que “nós alcançamos o nível de tecnologia que nos coloca em um impasse” e “provavelmente não haverá um avanço profundo e bonito” na guerra.
Reação de Zelensky e seu assessor: Zelensky discordou da avaliação de Zaluzhny e admitiu que as pessoas estão “cansadas” após 18 meses de guerra no país. Igor Zhovka, o vice-chefe do gabinete de Zelensky, criticou a entrevista de Zaluzhny e disse que ela teria sido “cuidadosamente lida, anotada e conclusões tiradas” pelos russos.
Implicações para o apoio ocidental: As tensões ocorrem em um momento crucial na guerra, com a lenta contra-ofensiva de Kyiv e o surto de violência no Oriente Médio despertando temores de que a ajuda financeira e militar ocidental possa começar a diminuir. Zelensky expressou solidariedade com Israel e disse que o conflito no Oriente Médio tira o foco da luta da Ucrânia contra a Rússia.
Situação militar no terreno: A Ucrânia continua com uma difícil contra-ofensiva contra as forças russas no sul e no leste. Kyiv conseguiu desferir mais golpes pelo ar e disse que sua força aérea realizou ataques aéreos bem-sucedidos em um estaleiro na cidade portuária oriental de Kerch, na península da Crimeia ocupada pela Rússia, no sábado.
Por Redação- Gazeta de Novo