Chuva de meteoros Persêidas

Curitiba terá boa condição observacional.

Imagem: Meteum
ouvir ^

Todo ano, em agosto, o cometa Swift-Tuttle libera um rastro de partículas de poeira em direção à Terra. Queimando na atmosfera do nosso planeta em alta velocidade, esses grãos se transformam em uma chuva de meteoros. Durante o pico da chuva de meteoros Persêidas, em 12 de agosto, você pode ver de 60 a 100 meteoros por hora no céu.

A equipe da Meteum preparou uma previsão para a data para todos os entusiastas da astronomia e amantes de belos fenômenos naturais.

Infelizmente, espera-se que um ciclone massivo atinja a maior parte do Brasil. Ele trará tempo nublado e chuvoso para o norte e para o centro do país, bem como para as maiores cidades da costa atlântica. A quase única chance de ver os Persêidas é seguir para o sul. Uma zona de alta pressão se estenderá dos pampas argentinos até esta área. As melhores condições observacionais são esperadas em Curitiba, com grande probabilidade de ver a chuva de meteoros também em Porto Alegre e Campo Grande.

Recomendações:

Não se esqueça de encontrar um local longe da cidade e da poluição luminosa. Chegue ao seu local de observação um pouco mais cedo para permitir que seus olhos se ajustem à escuridão. Escolha uma área aberta e leve um tapete ou uma espreguiçadeira para obter o máximo de conforto. Se estiver observando a chuva de meteoros Persêidas na região sul, lembre-se de que a tarde e a noite de 12 de agosto serão frias, variando de 6°C a 12°C. Não se esqueça de levar roupas e bebidas quentes.

A intensidade máxima dos Persêidas ocorrerá entre 2h e 4h da manhã. No entanto, o melhor horário para observação é depois da meia-noite, quando a Lua se põe abaixo do horizonte, e o céu fica perfeitamente escuro e confortável para observações.

Curitiba: Limpo, 6°C-12°C – Chances de ver claramente os Persêidas : Alta

A análise é da Meteum, solução climática e meteorológica com IA.

Por Yuri Curvêlo LatAm Intersect

Compartilhe nas suas redes socias!

plugins premium WordPress