A empresa do bilionário Elon Musk lançou a Starship, uma nave espacial que pretende levar pessoas e cargas para a Lua e Marte. O propulsor da nave explodiu após a decolagem e a empresa perdeu contato com a cápsula. Não havia tripulação a bordo.
A SpaceX admitiu que a explosão do propulsor Super Heavy não era esperada, mas disse que o teste servirá para melhorar a confiabilidade da Starship. A empresa usou uma técnica chamada hot-staging, que pode ter relação com o acidente.
“O propulsor sofreu uma rápida desmontagem não programada logo após a separação do estágio, enquanto os motores da nave funcionaram por vários minutos em seu caminho para o espaço”, afirmou a empresa.
Perda de contato com a nave: A SpaceX informou que não conseguiu mais se comunicar com a cápsula Starship, que deveria fazer um trajeto de cerca de 1h30 e pousar no Oceano Pacífico. A empresa não deu mais detalhes sobre o voo.
Repercussão e importância: A missão foi comemorada por Elon Musk e pelo administrador da Nasa, Bill Nelson, que afirmaram que a SpaceX vai ajudar a levar a humanidade para a Lua, Marte e além. A Starship é considerada o veículo de lançamento mais poderoso do mundo e é projetada para ser reutilizável.
Assista: